Lula gigante: mergulhadores japoneses registram raras imagens no mar; veja vídeo – Estadão

  1. Lula gigante: mergulhadores japoneses registram raras imagens no mar; veja vídeo  Estadão
  2. Mergulhadores japoneses registram raras imagens de lula gigante nadando no mar; veja VÍDEO  Globo
  3. Raridade: mergulhadores japoneses registram imagens de lula gigante | AFP  AFP Português
  4. Raridade: mergulhadores japoneses registram imagens de lula gigante; veja vídeo  Correio Braziliense
  5. Lula gigante é registrada em vídeo por mergulhadores no Japão; encontro é raro  UOL
  6. Ver cobertura completa no Google Notícias
Home » Lula gigante: mergulhadores japoneses registram raras imagens no mar; veja vídeo – Estadão

TÓQUIO – Um casal de mergulhadores captou imagens raras no Japão de uma lula gigante de 2,5 metros de comprimento em seu habitat.

No início deste mês, Yosuke Tanaka e sua esposa Miki, donos de um negócio de mergulho, o Dive Resort T-style, na cidade de Toyooka, no oeste do Japão, foram alertados sobre a lula por um vendedor de equipamentos de pesca que a avistou em uma baía.

No blog da loja, eles relatam que foram alertados por um barqueiro sobre a lula que estava nas águas da região e rapidamente foram ao encontro do animal.

Os mergulhadores pegaram seu barco para alcançar a criatura enquanto ela flutuava perto de uma costa rochosa e tiveram a sorte de estar frente a frente com a lula, que se movia lentamente e aparentava estar enfraquecida, com a pele descascando.

“Lá estava. Era uma lula enorme”, disse Yosuke Tanaka na quinta-feira. “Não vimos os tipos de movimentos ágeis que muitos peixes e criaturas marinhas normalmente apresentam”, disse ele. “Seus tentáculos e barbatanas se moviam muito lentamente.”

O tamanho do animal e seus olhos enormes eram impressionantes, e Tanaka disse que estava imaginando o poder que a lula usa para atacar as baleias, que estão entre seus principais predadores.

Lula gigante filmada no Japão Foto: Reprodução/AFP

“Eu podia ver seus tentáculos se movendo. Achei que seria perigoso ser agarrado com força por eles e levado para algum lugar”, disse ele.

As lulas gigantes vivem em vários oceanos e, ocasionalmente, chegam à praia, mas vê-las vivas na natureza é um acontecimento raro.

“Foi muito emocionante. Acho que não há nada mais raro do que isso”, disse ele. “Ouvi dizer que não se sabe muito sobre essa criatura. Eu ficaria feliz se isso nos ajudasse a aprender mais.”

O que são as lulas gigantes?

Nas imagens capturadas pelos mergulhadores, a lula gigante pode ser vista nadando logo abaixo da superfície da água em um local com muitas algas.

Uma lula gigante filhote é encontrada morta em uma praia na Cidade do Cabo, na África do Sul
Uma lula gigante filhote é encontrada morta em uma praia na Cidade do Cabo, na África do Sul  Foto: Adele Grosse/Washington Post

Continua após a publicidade

No entanto, o animal era bem pequeno para sua espécie, que pode chegar a cerca de 13 metros de comprimento. Há avistamentos de espécimes de até 20 metros de comprimento, mas eles não foram verificados, de acordo com o Two Oceans Aquarium na Cidade do Cabo.

Cientistas analisam os restos de uma lula gigante de 12 metros de comprimento e pesando quase 200 quilos encontrada em Melbourne, na Austrália
Cientistas analisam os restos de uma lula gigante de 12 metros de comprimento e pesando quase 200 quilos encontrada em Melbourne, na Austrália  Foto: Joe Armao/REUTERS

Segundo Tsunemi Kubodera, pesquisador do Museu de Natureza e Ciência de Tóquio, em resposta a NHK o animal provavelmente possui entre 1 e 2 anos. A lula gigante pode chegar até 15 anos de idade.

As lulas gigantes habitam todos os oceanos do planeta, mas geralmente são encontradas no Atlântico Norte, na costa africana, da Nova Zelândia e Japão. No entanto, mesmo sendo enorme e bem distribuída geograficamente, por ser difícil encontrá-las ainda não se sabe muito sobre elas.

A sua raridade também torna difícil saber quantas luas gigantes existem. A estimativa é baseada no estudo estomacal das baleias cachalotes, principal predador das espécies. “Um estudo de Clyde Rober e Elisabeth Shea estimou que até 131 milhões de lulas gigantes são alimentadas por cachalotes a cada ano” aponta Jon Ablett, curador sênior de moluscos e cefalópodes do Museu de História Natural de Londres./AFP e AP

Source: news.google.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *