Em seu primeiro jogo em Leeds, sua cidade natal, Erling Haaland mostrou que o faro artilheiro segue em dia e marcou dois na vitória por 3 a 1 do Manchester City contra o Leeds United, no Elland Road, pelo encerramento da 17ª rodada do Campeonato Inglês. Rodri marcou o primeiro dos Citizens; Struik descontrou para o Leeds.
Haaland contou com duas assistências de Grealish para balançar as redes
Dupla tinha atuação apagada e se redimiu no segundo tempo
Resultado recoloca o City na vice-liderança do Inglês, com 35 pontos, cinco a menos do que o Arsenal
Leeds segue com 15 pontos na 15ª colocação, e luta contra o rebaixamento
Apesar de defender a seleção da Noruega, Haaland nasceu na Inglaterra, mais precisamente na cidade de Leeds. Além disso, o clube da cidade onde nasceu é um dos ex-times de seu pai, Alf-Inge.
Relacionadas
Haaland chegou a impressionantes 20 gols pela Premier League. Atacante lidera de forma isolada a artilharia da competição e se tornou o jogador a alcançar a marca mais rapidamente.
Apesar da vitória, Pep Guardiola teve seu ‘momento pistola’ no segundo tempo e chutou um copo de água, que acabou acertando o banco adversário. Prontamente o técnico correu para pedir desculpas.
Curiosidade
Haaland foi comandado por Jesse Marsch – hoje técnico do Leeds – em sua passagem pelo RB Salzburg, da Áustria. Após a partida de hoje, os dois se abraçaram e conversaram por alguns minutos.
1º tempo – Haaland para em Meslier e vê Rodri brilhar
Haaland precisou de apenas um minuto para ter 1ª chance de gol. Lançado por Aké, o centroavante acelerou nas costas da defesa do Leeds e finalizou na saída do goleiro Meslier, que desviou e evitou o gol do City.
Meslier brilhou novamente contra Haaland. Aos 31 minutos, De Bruyne lançou o centroavante, que ficou cara a cara com o goleiro e finalizou rasteiro. Com o joelho, o arqueiro do Leeds levou a melhor.
Grealish ainda perdeu duas chances claras, ambas dentro da área e com o gol desprotegido. O camisa 10 exagerou na hora de finalizar, mandando a bola duas vezes por cima da meta do Leeds.
Gol só saiu no último lance. Rodri aproveitou o rebote após contra-ataque e colocou o time inglês na frente.
Ederson deixou o campo sem fazer uma defesa. Apesar de buscar algumas jogadas em velocidade, especialmente pelos lados, o Leeds não finalizou durante toda a primeira etapa.
Haaland, do Manchester City, em jogo contra o Leeds United pelo Campeonato Inglês
Imagem: Oli SCARFF / AFP
2º tempo – Haaland marca e Grealish se redime
Haaland e Grealish compensaram o primeiro tempo apagado e ampliaram para o City nos primeiros minutos. O camisa 10 aproveitou um passe errado do Leeds para sair em velocidade e, próximo à pequena área, servir o centroavante, que empurrou com o gol vazio. Depois, após troca de passes entre De Bruyne, Haaland e Grealish, a bola sobrou para o camisa 9 marcar.
Em ambos os gols, Haaland optou por comemorações discretas e se limitou a cumprimentar os companheiros.
A transmissão flagrou o pai de Haaland em um dos camarotes no momento do primeiro gol. O ex-jogador não comemorou o tento do filho.
O Leeds descontou na segunda etapa na bola parada. Strujik cabeceou, Ederson tocou na bola, mas não evitou o gol. Empolgado, o clube se lançou ao ataque e tentou encostar no placar tanto em bolas paradas quanto em jogadas em velocidade, mas sem sucesso.
Haaland comemora com Grealish gol pelo Manchester City contra o Leeds pelo Campeonato Inglês
Imagem: OLI SCARFF / AFP
FICHA TÉCNICA
Leeds United 1 x 3 Manchester City
Motivo: 17ª rodada do Campeonato Inglês Data e horário: 28 de dezembro de 2022, às 17h (de Brasília) Local: Elland Road, em Leeds, na Inglaterra Árbitro: Stuart Attwell Assistentes: Harry Lennard e Darren Cann VAR: Jarred Gillett Cartões Amarelos: Rico Lewis (Manchester City); Klich (Leeds); Gnonto (Leeds); Rodri (Manchester City); Greenwood (Leeds); Palmer (Manchester City) Gols: Rodri (Manchester City), aos 46 minutos do primeiro tempo; Haaland (Manchester City), aos seis e 19 minutos do segundo tempo; Struijk (Leeds), aos 28 minutos do segundo tempo LEEDS: Meslier; Kristensen (Ayling), Struijk, Cooper (Llorente) e Koch; Roca e Forshaw (Klich); Greenwood, Aaronson (Gyabi) e Gnonto; Rodrigo (Gelhardt). Técnico: Jesse Marsch MANCHESTER CITY: Ederson; Lewis (João Cancelo), Akanji, Stones e Aké; Rodri, De Bruyne e Gundogan; Mahrez (Palmer), Grealish (Foden) e Haaland. Técnico: Pep Guardiola